Nos primeiros cinco meses de 2024, os portos do Paraná testemunharam um notável aumento de 14% na movimentação de cargas importadas, elevando-se de 9.074.119 toneladas em 2023 para 10.335.801 toneladas este ano. Esse crescimento robusto destaca a eficácia da infraestrutura e logística portuária do estado em atender à crescente demanda do mercado.
Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente dos Portos do Paraná, destacou a importância deste aumento: "Este crescimento nas importações demonstra que possuímos a estrutura e a logística necessárias para manejar eficientemente estas cargas."
Um dos destaques deste período foi o significativo aumento na importação de trigo, que viu um crescimento de 28%, subindo de 134.607 toneladas para 171.849 toneladas. Esse aumento pode ser atribuído principalmente à baixa qualidade do trigo produzido nacionalmente na última safra. "Este ano, embora o Brasil esteja importando mais trigo, também está exportando quantidades consideráveis. O trigo de baixa qualidade é frequentemente usado como ração em outros países, marcando um movimento atípico para um país que não é autossuficiente na produção deste cereal," explicou Giovani Ferreira, conselheiro administrativo dos Portos do Paraná.
Outro produto que teve um aumento significativo na movimentação foi o malte, essencial para a indústria cervejeira nacional, com um aumento de 5% nas importações, alcançando 227.357 toneladas este ano. Além disso, a movimentação de contêineres cresceu substancialmente, de 231.269 TEUs para 320.054 TEUs, um aumento de 38%. Os produtos eletroeletrônicos, químicos e automotivos foram os principais responsáveis por esse aumento.
Gabriel Vieira, diretor de operações, complementou, "Nossas estratégias logísticas têm sido fundamentais para aumentar a movimentação de cargas e agilizar os processos de atracação e desatracação, mantendo a eficiência e ampliando a produtividade."
Em contraste, a movimentação de fertilizantes mostrou estabilidade, com uma pequena redução de cerca de 1%, indicando 3.903.832 toneladas movimentadas em comparação com 3.924.545 toneladas no ano anterior. Apesar disso, o Paraná continua sendo o principal ponto de entrada para fertilizantes no Brasil, com capacidade de armazenagem superior a 3,5 milhões de toneladas.
Esse crescimento nas importações reflete não apenas a robustez da infraestrutura logística do Paraná, mas também a adaptabilidade e a resiliência do estado frente às dinâmicas de mercado globais. Com uma estratégia bem definida e uma execução eficaz, os portos paranaenses estão bem posicionados para continuar seu papel crucial no comércio internacional.
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